sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mandalla - O Círculo Mágico da Vida



"Mandalla, O Círculo Mágico da Vida" mostra o trabalho da Agência Mandalla DHSA, uma OSCIP, que leva planejamento e organização para a produção agrícola de famílias carentes, possibilitando a melhoria da qualidade de vida.
As filmagens começaram na propriedade de seu Cardoso, pequeno produtor rural do município de Sapé, a 40 quilômetros da capital. Ele e a esposa, dona Odete, que trabalhavam no corte da cana-de-açúcar desde crianças, chegaram a passar muita necessidade.
Hoje, comida na mesa é o que não falta e a família ainda consegue lucrar um dinheirinho com a venda do excedente. A parada seguinte foi em Cuité, a 260 quilômetros de João Pessoa. Lá, Augusto, um professor de Português de uma escola pública da cidade, decidiu que podia oferecer motivação e novas oportunidades aos jovens do município.
Criou a Associação Cultural Cuiteense de Danças, onde noventa meninos e meninas da região aprendem a preservar a cultura brasileira. Xote, xaxado, baião, araruna, camaleão e outras danças folclóricas fazem parte do repertório da ACCD, além de peças teatrais.
O grupo também formou a Quadrilha Caetés da Serra, que se apresenta em festas juninas em várias cidades do estado. Os jovens da Associação vão passar pelo centro de capacitação Agência Mandalla, em Cuité. É uma maneira de incentivar a disseminação dessa filosofia de valorização da terra e da produção de alimentos com qualidade, responsabilidade social e exercício de cidadania.

O documentário é uma produção da TV Câmara.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/tv